Um novo e eficaz sistema de convívio social planetário militar.



"Há homens que lutam uma vida inteira e são imprescindíveis"...

" Se nossas idéias e conclusões da áspera jornada de vida fossem colocadas em pratica, teríamos um mundo mais harmonioso, evoluído com menor desigualdade, e com muito maior fartura"...



Permacultura, o sagrado e a moderna educação ambiental


RESUMO

Este presente trabalho objetiva descrever a relação entre a concepção técnica e cultural que a ciência da agroecologia e da permacultura possui, em sua relação com a educação ambiental e o respeito ao processo de tratarmos nosso planeta, os recursos e o seu presente que é a própria vida, como algo mais sagrado e elevado. Faltam muita vivência e amadurecimento espiritual e uma filosofia de vida mais sustentável no nosso cotidiano, e poucos exemplos são realmente dispostos para as novas gerações, unindo diferentes saberes, disciplinas, interfaces, unidades, uma abordagem holística real enfim, que seja inter, transdisciplinar e transversal. Podemos obter desta forma uma maior qualidade de vida em nossa sociedade e atmosfera pessoal, buscando uma excelência em nosso diálogo vivo com a realidade e nossa realização cultural e espiritual individual e de nosso grupo social.

Educação Quantitativa à Educação Holística e Sustentável

Tab.1: O Choque de Paradigmas e de Hemisférios: um Caminho Comum de Sustentabilidade Mundial ou um Retrocesso da Humanidade

# Paradigma Atual Dominante Paradigma Holístico
1 Não Cíclico - Linear - Consumista - Balanço de Energia Negativo - Busca ser Cíclico - Qualitativo - Com um Balanço de Energia Positivo
2 Stress Ambiental Não Stressar o Ambiente e a Sociedade
3 Elitista - Competitivo - Fragmentado Democrático, Não Competitivo e sim Pedagógico
4 Manipulação das Massas Informações Essenciais, Pouca Conversa, Profundidade na Abordagem, Silêncio, Meditação Permanente, Economia de Energia
5 Muita propaganda - Excesso de Informações - Excesso de Conversa Grande esforço, profundidade, Qualidade-Total, Solidez
6 Estruturas de Barro facilmente degradáveis - " Cultura de Açúcar e de Plástico por dentro " Estruturas de Ferro (Trabalho), Aço, Bronze, Prata e Ouro (Sucesso) Cultura de Cristal
7 O Objetivo Final da Vida: Dinheiro, Mulheres, Poder, Status, Educação Racional, Materialismo, Não Evolução Interior - Não Desenvolvimento do Transpessoal e do Ser Interior O Objetivo final da Vida: Amor, Doação, Caridade, Serviço, Renúncia, Crescimento Interior, Transpessoalização do Ser, Sabedoria, Grau de Mestre, Buda e Avatar ...

Podemos dialogar sobre esta tabela e concluir pontos importantes para nossa evolução.

Tab.2. Comparação de Paradigmas na Educação Moderna

# Educação Convencional Educação do III Milênio
1 Excessivo racionalismo mecânico. As informações são recebidas e não compreendidas ou vivenciadas Seleção das atividades, desconcentração curricular, vivência das disciplinas
2 Culto ao conhecimento objetivo, utilitarismo científico, materialismo Vivência das Informações, Seminários, pesquisa extra classe, grupos de estudos, Trabalhos científicos, construção conjunta do pensamento, análise projetiva e histórica
3 Carga horária estressante Vivências subjetivas, terapêuticas, arte, música, mística, desprogramação, healing
4 Sistemas de avaliação baseados no conhecimento objetivo e mensurável através de provas escritas Sistemas de avaliação com a participação de outros itens como comportamento, assiduidade, responsabilidade, criatividade, grau de interesse
5 Não interfere no despertar da cidadania e da ética e dos valores sagrados da humanidade Educação para a paz, para a evolução plena do homem, para a sustentabilidade da Terra
6 Educação ambiental é confundida com ecologia e sua abordagem política é de cunho ambientalista Ecologia científica, educação ambiental, educação ecológica, educação transpessoal
7 Paradigma Newtoniano onde há a dualidade sujeito e objeto, eu e universo, humanidade e natureza Paradigma Quântico Holográfico: não há dualidade entre sujeito e objeto, há similaridade e compreensão entre níveis de consciências e níveis de energia
8 Princípio da Separatividade: Matéria, Vida e Informação Não há princípio de separatividade, a energia é única e indissociável
9 Leis de Causalidade e Determinismo: toda causa tem um efeito. Há uma Rigidez racional A + B = C Complementariedade: Eventos se complementam e se dissociam. A + B = AB + C : Componente Qualitativo. Não há causas determinantes, Sincroniscidade, Campos Morfogenéticos, Lei da Incerteza de Heyserberg
10 O todo contêm as partes e as partes o todo Princípio Holográfico: O todo está e pode ir alêm das partes
11 Pensamento analítico e o absolutismo racional: 3a. dimensão Relativismo Conscencional: O estado de consciência é que transforma a experiência e o tempo
12 O aluno é visita e cliente na escola O aluno é parte e pode se sentir proprietário da escola
13 O professor é apenas uma engrenagem da escola O professor é o ator principal, o mestre e o proprietário ou sócio da escola
14 A escola não apresenta múltiplas funções sociais para a sociedade. Ela possui seu capital acumulativo, e que está estagnado, não cumpre novas funções sociais emergenciais em países do III mundo A escola possui laboratórios, bibliotecas, computadores, piscinas, esportes, corais, publicações, feiras de ciências, projetos de extensão sociais, distribuição de alimentos, ervas, hortas, remédios, odontologia. A escola do III milênio torna-se um centro holístico de Cura Social para seu bairro e cidade

A Evolução dos III Grandes Paradigmas:

Extrativista ou Natural: era do arado

Industrial ou Reducionista: era da máquina

Sustentável ou Holístico: era da economia ecológica (consciência)

"Observa-se neste fenômeno de Globalização da Economia, que as sociedades dos países menos desenvolvidos adaptam-se a modelos convencionais e globais de desenvolvimento econômico que estão cada vez mais distantes da nossa realidade e capacidade de suporte ambiental. Pois estes modelos de desenvolvimento necessitam de urgentes adaptações, se não podem indiscutivelmente ocasionar a degradação acentuada de quase todos os principais ecossistemas do mundo. E isto pode parecer poesia ou ser um aviso contundente. Assim temos que nos direcionar à: produzir modelos que garantam a sustentabilidade e o aprimoramento máximo da qualidade-de-vida de nossa sociedade. Que restituam e mantenham o mais importante patrimônio que dispomos, a riqueza de nossos solos, recursos hídricos, genéticos e culturais. E a Agroecologia, a Educação Ambiental, a Medicina Holística, entre outros setores, são os principais instrumentos que temos a disposição para serem utilizados em projetos de governo, de forma inter e transdisciplinar e que produzam resultados que sejam fundamentais para todas as gerações"

I - Era Extrativista Indígena e Agricultura Camponesa:

• Subsistência - Dinheiro é parte não objetivo da riqueza
• Sustentabilidade maior
• Fixação maior do homem e de sua cultura
• Adaptação grande ao Ecossistema, podendo fazer parte do Meio Ambiente

II - Era Industrial:

• Explosão da ciência moderna newtoniana e que analisa a matéria e a mecânica e física do átomo, e a química orgânica e inorgânica
• Porém é fragmentada ou separada das leis naturais da natureza.
• Possui grande dependência da indústria petroquímica, dos agrotóxicos, adubos químicos solúveis e mecanização intensiva de solo.
• Objetivo é o lucro máximo, a fazenda servindo como um mecanismo de produção e não um organismo agrícola sustentável.
• Assim possui grande impacto no ecossistema e pouca sustentabilidade.
• Seu custo financeiro, social e ambiental é muito alto.
• Seu lucro real é baixo. Há a reprodução dos modelos tecnológicos dos países do hemisfério norte como a aração de solo para os países do hemisfério sul, que não possuem neve, mas clima tropical, que necessita de maior proteção ao solo e sua fertilidade.

III - Era da Agroecologia: III paradigma Holístico ou da Qualidade Plena ou Total:

• Agricultura Biodinâmica nasceu em 1910, porém durante toda a idade média utilizou-se a agricultura orgânica com relativo sucesso, sendo substituída a partir dos anos de 1870 em alguns países como a França, Inglaterra e Alemanha pela agricultura químico reducionista.
• Atualmente esta eco-agricultura cresce em media 20 % ao ano, seus mercados remuneram 50 % a mais os produtos, pois seus alimentos possuem mais sabor, qualidade, vitaminas, sais minerais, durabilidade, sua produtividade acompanha a dos modelos da agricultura convencional ou industrial, mas com muito maior e obrigatória sustentabilidade.
• Seu lucro real é maior, ganhando a economia, a sociedade, o ambiente e o próprio futuro.

Tab.4: Diferenças entre Realidades Agrícolas Hemisféricas Mundiais:

Hemisfério Norte Hemisfério Sul
Desenvolvimento Tecnológico Científico e Racional Desenvolvimento Tecnológico Científico Intuitivo e Sensorial
Economia Industrial Economia Familiar
Acúmulo de Capital Descentralização do Capital
Cultura Sedentária, Materialista Cultura Nômade Espiritual e Mística
Maior Capacidade de imposição de Crenças e Valores Monoculturação Menor Capacidade de Imposição de Valores e Crenças
Desenvolvimento Imediatista Desenvolvimento Natural
Manejo químico, imediatista e automático do meio-ambiente Dialoga e sente a linguagem do meio-ambiente Interação Mágica
Estrutura Social Gigantesca e Pressão de uma Cultura Dominante que valoriza a Homogeneização de Mercado Sabedoria ancestral, Estrutura Social Pequena, Democrática, respeita e valoriza a diferenciação étnica, com exceções
Custo de Manutenção Político, Militar Energético Altíssimo Custo mínimo e aceitável de Manutenção do Poder Político.
Muitos Problemas com Pragas Não há quase nenhum problema com pragas, poucas pragas
Erosão, Pragas, doenças Erosão mínima, não há muitas doenças
Solos são arados profundamente e viram Campos de Produção de Alto Consumo Energético Solos não são arados, viram Sistemas Agroflorestais Produtivos e de Baixo Consumo Energético
Variedades muito produtivas e mais dependentes de nutrientes, umidade, agrotóxicos Variedades menos dependentes de nutrientes menos solúveis
Menor Segurança Alimentar Maior Segurança Alimentar
Maior Concentração de Renda Individualismo Menor Concentração de Renda, Cooperação e Integração maior
Concentração de Poder Político e Financeiro – Competitividade Cooperação, Divisão de Poder Político, há uma Legislação Ética milenar
Culturas e Ciclos Clímax Industriais baseada em Ciclos limitantes/limitados Culturas Tradicionais Permanentes e Sustentáveis por Milênios
Necessidades Ecológicas e Sustentáveis, éticas, espirituais, de religação com as leis e ritmos mais naturais Necessidades Tecnológicas e Educacionais de Ampliação do Conhecimento Racional, Científico e Cultural

(Extraído do Manual Nacional de Agroecologia, Agricultura Biodinâmica e Permacultura para as Áreas Ambientais Brasileiras. Schorr, Mauro. Brasília, 1997)

Tab.5: Realidade dos Solos e de seu Manejo para condições

Ambientais Tropicais e Temperadas

Ambiente e Clima Tropical Ambiente e Clima Temperado
São mais ativados, porém com um risco de degradação maior São menos ativados biologicamente
São reestruturados pela atividade biológica, pelo húmus e pela cobertura vegetal São cobertos por Neve durante meses São reestruturados climáticamente pela ação da neve, líquidos e depósitos orgânicos
Não necessitam de revolvimento profundo anual Necessitam de revolvimento anual
Possui riscos de superaquecimento Possui necessidade de aquecimento
São mais ácidos, friáveis, soltos, São menos ácidos, mais pegajosos
Possuem uma maior capacidade de fixar o fósforo Fixam bem menos fósforo por sua menor biologia
Possui dificuldade de acumular húmus por sua microvida muito ativa Decompõe a matéria-orgânica lentamente um acúmulo de húmus de maior quantidade
Grande risco de erosão e degradação Menor risco de erosividade e degradação
Solos predominam a Argila Caulinita Predominam a Argila Montmorilonita
Muita chuva, riscos de enxurrada Menos Chuva e risco de enxurradas
Agricultura que necessita de Proteção, controle do impacto da chuva e da insolação Agricultura que necessita de insolação e ativação biológica dos solos
Maiores riscos de pragas e doenças Menores condições para Pragas e Doenças
Indica-se Plantio Direto Sistemas Agroflorestais Adubos Verdes Compostagem Mulching Alley Croping ou Aléias Indica-se aração Superficial Gradeação Superficial Sistemas Agroflorestais Adubos Verdes Compostagem Mulching Alley Croping ou Aléias

(Adaptado de Ana Maria Primavesi em Manejo Ecológico dos Solos, Ed. Nobel, pág. 88.)

Resultado no BR da Agricultura Quimico-Sintética

Maior Concentração de Terras do Mundo: Índice Gini:
4.000 produtores retém 48 % da área agrícola atual
68 milhões de pessoas vivendo abaixo da media do PIB nacional
Maior consumidor de Agrotóxicos do mundo em 2009

Entre 1970 a 1985: Dados do IBGE:

400 a 500 % aumentaram as pragas e doenças
400 a 500 % o consumo de agrotóxicos
4.5 a 5.2 % aumentou a produtividade agrícola: cresceu por expansão da áreas plantadas

Como, qual o método? Na Ditadura: Credito Agrícola

Financiavam que possuía garantia de pagamento, usando produtos químicos como segurança e menor risco

As Principais Características Gerais da Agricultura Orgânica ou Agroecologia, Agricultura Biodinâmica e da Permacultura:

- A Formação de Organismos Agrícolas Dinâmicos, Ecológicos, Sustentáveis e Diversificados e não empresas ou fazendas especializadas
- O Uso de diferentes Sistemas de Conservação e Manejo de Solos

Se há a possibilidade maneja-se a micro-bacia inteira, onde se projeta a formação de curvas-de-nível e de terraços de base estreita e larga que chegam a atravessar as divisas entre as propriedades. Tornam-se fundamentais, pois equilibram a descarga de água proveniente de precipitação excessiva, evitando assim prejuízos provenientes do impacto da erosão. Nas estradas adotam-se o uso de lombadas e projetam-se os desvios e ordenamentos de controle de enxurradas de maneira que sua manutenção seja mínima. No manejo dos solos busca-se evitar que se exponha o solo revolvido demasiadamente ao sol e as excessivas precipitações. Busca-se assim manter sua estrutura grumosa evitando-se sua pulverização e que se consegue com uma aração e gradagem leve normalmente. A compactação de solos também deve ser evitada promovendo-se as operações de manejo quando o clima for favorável: em solos muito úmidos ou muito secos o uso de implementos acarreta diversos prejuízos a sua biologia e estrutura física.

- O Uso intenso e eficiente da Adubação Orgânica e Mineral para a Ativação Biológica dos Solos

Seja utilizando-se a produção de húmus proveniente de minhocários, compostos, esterqueiras, biodigestores, adubos verdes, adubos líquidos concentrados, etc, ou desenvolvendo-se as técnicas de correção da acidez e dos teores de cálcio, fósforo e magnésio com o uso do calcáreo e dos minerais e rochas fosfatadas pode-se suprir a necessidade de nutrientes e equilibrar o pH na agricultura orgânica.

- A Escolha e o Uso de Variedades Genéticas mais Rústicas e Adaptáveis aos seus Ecossistemas

Na Agroecologia, Agricultura Biodinâmica e na Permacultura busca-se se utilizar sementes de espécies e variedades mais rústicas e menos dependentes de adubação e uso de produtos de defesa sanitária. Sementes que possuem alto vigor, não híbridas, podem assim ser selecionadas dentro dos próprios cultivos agrícolas orgânicos, sendo fortalecidas e adaptadas seus aspectos genéticos em relação a seu ecossistema ano-a-ano. Instituições de pesquisa assim podem desenvolver cultivares agrícolas mais rústicos e adaptados. Podem ajudar mais os agricultores em relação a sua auto-suficiência e um pouco menos as empresas vendedoras de sementes, adubos e inseticidas.

- O Uso de uma Rotação Criteriosa dos Cultivos

O sistema de cultivo na Agroecologia e na Biodinâmica normalmente é menos concentrado por hectare e mais diversificado em número de espécies que estão sendo cultivadas. Isto ocorre por que o produtor agroecológico percebe que se há um aumento na biodiversidade local, diminui-se a possibilidade do ataque de pragas e doenças. Por outro lado, pode-se colher e comercializar diversos produtos por hectare, aumentando a capacidade de geração de renda. Estas rotações são planejadas anualmente, obedecem a princípios alelopáticos ou de combinação sinérgica entre as espécies, e assim evitam a competição por mesmos nutrientes e mesmos níveis de exploração nos estratos dos solos.

- O Manejo Ecológico, Preventivo e de Baixa Toxicidade das Pragas e Doenças

Se surge um ataque de pragas ou doenças, observa-se qual são os fatores que possibilitaram a manifestação destas anomalias no processo produtivo. Se foi a semente que estava contaminada ou com baixo vigor natural, ou se ocorreu um excesso de adubação nitrogenada - que atrai a maioria dos insetos sugadores, se são as condições de solo que estavam contaminadas, etc. Assim muitas vezes o produtor orgânico pode ser pego de surpresa e por isso o acompanhamento deve ser constante nas lavouras. O uso de substâncias tóxicas caseiras, que são preparadas com extratos de plantas medicinais, uso de soluções orgânicas minerais normalmente são as mais empregadas e fornecem resultados práticos satisfatórios, que conseguem em muitos casos controlar até 80 % da pragas e doenças.

- A Crescente Valorização do Uso de Sistemas Agroflorestais e Permaculturais

A Agricultura Orgânica normalmente aproveita na formação de sistemas mais permanentes de conservação de solos espaços possíveis para serem implantados pomares e áreas de produção mais intensiva de árvores frutíferas e de utilização para fins de ampliação de cultivos florestais, medicinais, aromáticos, apícolas, energéticos, agroflorestais, silvo-pastoris e permaculturais. Estes locais de implantação destes cultivos permanentes muitas vezes são localizados dentro das áreas das lavouras e nas pastagens e cercas e aumentam a atividade econômica sustentável, auxiliam no controle dos ventos, como abrigo e ambiente propício para a fauna e a flora nativa se alimentar e multiplicar, no controle climático, na estabilidade do lençol freático e umidade da região.

- O Manejo Ecológico e Sustentável das Pastagens para a Criação Animal

A superlotação das pastagens, má nutrição animal, mal manejo, importação de produtos externos como ração, produção de milho, remédios químicos, hormônios, são as atividades que a Agroecologia evita de utilizar e manter em sua relação com a produção animal. Neste setor, primeiramente busca-se produzir a capineira que será importante como oferta de alimento energético e ruminoso para os animais, sobretudo bovinos. A produção de um energético como o sorgo e o milho também são valorizados nesta atividade. A qualidade dos estábulos, condições de higiene, manutenção de uma dieta rica e balanceada, controle de parasitas e doenças pelo uso de plantas e métodos mais naturais são outros aspectos importantes valorizados na Agroecologia. As pastagens são mantidas adequadamente em altura, vigor e qualidade nutricional. Sua biodiversidade é constantemente e cuidadosamente aumentada com a combinação correta do uso de consórcios entre gramíneas e leguminosas. O uso de arbustos, árvores forrageiras, bancos de proteína, barreiras de capineira nas épocas de seca são alimentos que podem auxiliar a melhorar a dieta e a saúde dos rebanhos.

- A Educação e o Crescimento Associativo da Comunidade Agroecológica, Biodinâmica e Permacultural

Normalmente a Agroecologia por possuir uma cultura atuante mais exigente acaba desenvolvendo uma educação e forma de vida mais sadia, qualitativa e sustentável. Isto se manifesta nas relações afetivas e menos capitalistas entre seus grupos de trabalhadores, famílias envolvidas e crianças. Há sempre uma maior participação social, atuação política e ambientalista e uma presença marcante destes projetos junto às populações vizinhas.

- A possibilidade da viabilização de diversos Centros de Saúde Integral e Escolas de Desenvolvimento Sustentável

Os locais onde são desenvolvidas as atividades agroecológicas tornam-se devido as suas condições ecológicas de alta qualidade ambiental espaços interessantes para que sejam construídas clinicas e centros terapêuticos. Por suas diversas e diferentes atividades práticas podem também ser selecionados afim de que sejam montadas escolas de desenvolvimento sustentável ou centros de ensino-modelo experimentais ecológicos. Aprende-se muito observândo-se a prática dos mecanismos e atividades agrícolas e associativas.

Inovações da Permacultura: Fundada em 1972 na Austrália por Bill Mollison

I - O Conceito de Permanência Ecológica

Ou seja, quando utilizarmos um material da natureza, que seja de boa qualidade e procedência, sendo aproveitado durante o maior número de tempo possível, assim permanecerá sendo útil por mais tempo semelhante às arquiteturas coloniais dos séculos passados. Assim evita-se consumir e poluir ainda mais o planeta. É diferente a bionergia de uma bioconstrução que utiliza um bom tijolo, ou adobe ou mesmo palha do que uma casa feita com cimento e concreto, são estas coisas que a Permacultura se preocupa.

II - O Conceito de Adaptação Ecológica:

A Permacultura propõe uma cultura que valoriza as florestas, berço e mãe da evolução da sociedade humana, que saiba protegê-la, conviver com sua vida e mistérios naturais, ainda aproveite muito bem seus recursos sustentáveis e renováveis locais, mais facilmente adaptados e encontrados na região, desta forma poderá alcançar um nível de qualidade-de-vida superior ao encontrado nas grandes cidades que em sua maioria estão em processos acentuados de degradação.

III - O Conceito de Aproveitamento Máximo dos Recursos Naturais:

Fundamentalmente a Permacultura objetiva reciclar a energia dos locais e mantê-la em índices positivos. Valoriza a insolação, que pode aquecer paredes ou células de energia solar ou de garrafas Pet, a água, o uso de fogão a lenha com serpentina, a reciclagem do saneamento, uso de banheiros secos, telhados verdes, turbinas eólicas, cataventos, rodas-de-água, pomares, hortas, cercas vivas,pastos com árvores, divisores de cultivos arbóreos, aproveitamento da chuva com o uso de caixas de água receptoras; aproveitamento de resíduos humanos e animais com zona de raízes; dos resíduos do encanamento da casa para pomares; uso de telhados vivos vegetais; uso de materiais alternativos para a bioconstrução das casas com adobe, solo cimento, cascas de arroz, papel, cascas de árvores, bambu, folhas de palmeiras e ferrocimento, entre outras ferramentas menos impactuantes.

IV - Aumento da Biodiversidade:

O permaculturista propõe um modelo mais holístico de aproveitamento de seu espaço, introduzindo um maior número possível de espécies vegetais que quando combinadas, podem adicionar receitas importantes no sistema. Obviamente que se evita a introdução de espécies mais exóticas ou que impactuem com a realidade do sistema ambiental e natural existente.

VI – Flora, Apicultura e Animais Silvestres:

Muito valorizada na Permacultura, a flora nativa é uma excelente fonte de pesquisa e de renda. A criação de animais silvestres está em voga no Brasil, sendo muito importante para a recuperação e proteção do meio-ambiente, alem de trazer respostas econômicas à realidade da necessidade de um melhor aproveitamento das florestas e matas nas propriedades rurais. O dia que o Brasil despertar para o imenso retorno que a criação de animais silvestres poderá gerar em múltiplos sentidos, sobretudo nas reservas extrativistas da Amazônia legal, teremos um novo boom econômico e muito interessante por agradar e impulsionar as novas gerações em toda a América Latina.

VI - Ruas e cercas vivas arborizadas com pomares nas cidades e campos

Para combater-se a fome e a subnutrição a permacultura advoga o plantio intenso de árvores, que regeneram a paisagem erodida, combatem perda de umidade, o vento excessivo, trazem repovoamento da fauna e recuperam o lençol freático. Em uma estrada de 2 km de terra ou asfalto de acesso podemos cultivar mais de 5.000 frutíferas como mangueiras, abacateiros, pereiras, araucárias, mamão, maracujá na cerca de arame. Como o Brasil com seus 8 milhões de km2 pode passar fome, com um clima sem neve? Quantos Japões e Israels cabem em Alagoas ou em Santa Catarina? Imagine quantos milhões de frutas e vitaminas alem do mel estamos deixando de ter como reserva de segurança alimentar e econômica em nosso país. Assim ainda nos chamam de mestres da utopia e da ecootopia! Então o fazendeiro permaculturista aproveita todos os seus espaços para repovoar com a vida, sobretudo árvores. Centenas de animais vão colaborar com seus cultivos, a vida natural explode em abundância, e o ambiente espiritual possibilita novos impulsos como a formação de SPAS e clínicas de saúde integral e recuperação de doentes, dependentes químicos; stress, câncer e aids.

VII – Estudo do Campo Morfogenético:

Um permaculturista pretende estudar o que a linguagem oculta ou silenciosa do ecossistema e do local da bioconstrução de sua casa e atividade tenta lhe transmitir, tornando-se um facilitador ou canal da vontade ou do desejo secreto e não tão compreendido racionalmente existente na natureza. Une-se ainda sabedorias oriundas da georadiônica, da radiestesia e do feng shui, entre outras fontes.

VIII - Comunidades e Vilas Sustentáveis Rurais e Urbanas, Ecovilas e/ou eco-condomínios:

Cada vez mais pessoas se unem com propósitos de proteção, evolução espiritual, economia ecológica e formam comunidades mais auto-sustentáveis. A Permacultura valoriza muito este tipo de organização social. As comunidades que estão trabalhando com a Permacultura no Brasil são encontradas no estado de Goiás, na cidade de Pirenópolis, onde há um centro rural especializado em Permacultura, o Instituto de Permacultura do Cerrado - Ipec; na comunidade Vale Dourado ou FraterUnidade;na comunidade Capão na Chapada Diamantina na Bahia; na Comunidade Lothe Lorien na Chapada Diamantina na Bahia; na Comunidade da Penha no município de Penha no Espírito Santo; na Comunidade de Nazaré em Nazaré Paulista. Há diversas comunidades nos EUA, Austrália e diversos condomínios urbanos na capital paulista que formam uma rede internacional, a ENA. Maiores informações podem ser encontradas nos sites: www.institutoanima.org e www.permaculturabr.ning.com.

Permacultura e uma moderna visão holística de nosso tempo

Imagine que quase ou mais de dois terços da humanidade estão apenas utilizando os recursos naturais diretos e não estão aplicando técnicas conservacionistas ou exercendo o poder de sua consciência ecológica. O quase um terço restante está preocupado também em ampliar seu conforto e bem estar, e o mínimo de seres humanos estão questionando, enxergando, edificando e propondo saídas para este nossa possível e mais séria crise mundial de escassez de recursos e de um incontrolável número de novas e crescentes dificuldades sociais, políticas, ambientais e econômicas. Neste ritmo alucinante de consumo, de necessidade de criação de novos e mais novos mercados sem que sejam assegurados padrões éticos e sustentáveis nas etapas de produção, comercialização, uso deestudos sérios de impacto ambiental que a maioria de nossos projetos e opções de desenvolvimento econômicas necessitam principalmente nos setores como o transporte coletivo individual em massa, cultivos agrícolas intensivos e homogêneos em grande escala, uso de substâncias químicas poluentes, uso da energia nuclear, entre outros setores, poderemos ter uma espécie de intolerância e instabilidade muito mais agressiva interna dentro de nossa sociedade, e a partir da própria natureza poderemos sofrer cada vez mais amplos processos de resistência e rejeição. Esta educação e cultura sustentável para ser criada e impulsionada necessitam desvelar e organizar estes conhecimentos sustentáveis adquiridos no passado e no presente e que estão organizados em setores chaves como a agricultura, medicina, nutrição, psicologia e ciências ambientais. Estas ciências são muito importantes para a viabilização real do desenvolvimento sustentável, e são elas que deram origem e formaram a "Agroecologia, Biodinâmica, a Permacultura, a Nutrição Integral e Vital, a Medicina Natural, Medicina Holística, Educação Ambiental, Psicologia Humanista e Transpessoal", entre tantos outros ramos e atividades de última geração de nossa ciência deste século. Possivelmente são estas as principais ciências do terceiro milênio, com a inclusão ainda da Física Quântica e Nuclear, Biologia Molecular e da Educação Transpessoal". Todas estas ciências possuem um conjunto de informações muito precioso e valioso e que precisa ser mais apoiado e difundido em nosso país. Também seus espaços ecológicos de discussão e produção científica e seus espaços inter e transdisciplinares precisam serem mais ampliados - está faltando um contato mais intimo com as fronteiras e até regiões distantes de seus mais importantes conhecimentos e conquistas. A Permacultura é a ciência ecológica e ambiental que desenvolve uma cultura sustentável que integra inicialmente a arquitetura, a engenharia, a ecologia, agronomia, e a nutrição, de uma maneira inter e transdisciplinar, que objetiva utilizar da melhor forma os recursos naturais renováveis possibilitando a formação de cidades e aldeias sociais estruturadas com padrões de sustentabilidade agrícola mais permanentes e de menor gasto de energia e de trabalho para a sua manutenção. Desde o planejamento da casa até do ambiente, utilização inclusive econômica das florestas e das matas, de materiais recicláveis e de sistemas muito eficientes de reciclagem de resíduos, diversificação produtiva, produtos de ponta e de alta qualidade como castanhas, óleos, resinas, passas, remédios e produtos farmacêuticos industriais, que possam remunerar melhor os produtores, e traga uma maior auto-suficiência à propriedade e da economia social e familiar, são os aspectos observados nesta importante e muito avançada escola de desenvolvimento e prática de um ritmo e concepção de vida mais sustentável do III milênio. Por isso ampliou-se mais em países mais jovens e mais sustentáveis como a Austrália, Tasmânia e Estados Unidos - Califórnia. A Permacultura busca rejuvenescer amplamente o ecossistema, reproduzir suas cadeias alimentares e níveis tróficos mais naturais, manter e investir em seus clímax florestais, introduzindo parâmetros de maior cultivo e maior integração de espécies com um maior valor e aproveitamento econômico, energético e alimentar, e pode ser muito bem desenvolvida no Brasil. É bom lembrar que o criador da Permacultura, Sr. Bill Mollison, há mais de 30 anos começou a criar e a manter cidades que desenvolvem modelos sustentáveis de vida na Austrália e em muitos países, e recebeu pela destacada importância e seriedade de sua obra, o primeiro prêmio Nobel Alternativo do Mundo.

A agricultura biodinâmica é aquela agricultura que foi desenvolvida inicialmente na Europa por um filósofo e cientista inclusive místico de destaque inclusive até hoje em todo o mundo, chamado Rudolf Steiner, que viveu na Alemanha, no inicio do século (1861-1925), e que oportuniza a aplicação de uma visão e compreensão mais profunda e sensível do ambiente e organiza a utilização dos recursos naturais de maneira a concentrar seus Potenciais de Vitalização ou de manutenção dos seus níveis de vitalidade de forma mais elevada, permanente e estável. Para isso utiliza produtos de baixa concentração, chamados de preparações biodinâmicas e que atuam homeopaticamente no plano vital ou energético ou como é chamado de supra-sensível e que vem atuar se ativado diretamente no conjunto orgânico e biológico dos recursos naturais do ecossistema local e geral envolvido na produção agrícola. Isto traz uma proteção maior ao ambiente, como mostra os diversos experimentos científicos, sobretudo na Europa realizados nestes últimos 70 anos. A Biodinâmica também valoriza a aplicação e o estudo dos movimentos lunares na agricultura e na sua relação e influência com os movimentos astronômicos. Baseia-se assim em uma moderna ciência chamada de Antroposofia, que possui sua própria escola de medicina - Medicina Antroposófica, educação - Educação Waldorf e sua própria psicologia e arte terapêutica - Eurritma. Praticamente pode ser descrita como um caminho muito útil de ser pesquisado por todos os brasileiros, pois em sua essência, já possui muita experiência prática com um desenvolvimento sustentável muito viável, em uma abordagem muito mais espiritualizada, humana e holística.*

A agroecologia possui como conceitos importantes: A agroecologia ou agricultura orgânica são sistemas que buscam resgatar os conhecimentos tradicionais, aprimorando seu desempenhos ecológicos, tecnológicos e científicos junto aos processos produtivos, com um custo econômico, energético e ambiental inferior e mais sustentável comparado aos modelos convencionais de produção e ainda podem melhorar significativamente a renda e a qualidade de vida alcançada na Agricultura Tradicional (Schorr, M. Manual Nacional de Agroecologia, Agricultura Biodinâmica e Permacultura – IBAMA/MMA – 1995). Estas três diferentes abordagens de desenvolvimento agrícola sustentáveis podem ser reunidas e ampliadas de maneira conjunta, este é o desafio deste presente trabalho.

Nutrição vital e integral é outro campo muito intimo e relacionado a agroecologia e a permacultura e que necessita ser mais estudado e aplicado na educação, sobretudo ambiental. O que comemos reflete nossa evolução cultural e espiritual. Alimentos vivos e orgânicos possuem mais vitaminas, durabilidade, aumentam nossa imunidade. A educação ambiental ainda engatinha nestes conteúdos, e precisam valorizar muito mais para que se torne revolucionária, regenerativa e bem mais atual e transformadora.

Novos ritmos vitais da paz é o termo que criamos para que nosso dia-a-dia tenha mais harmonia com as leis e a pulsação natural do planeta,. Consiste em meditarmos desde cedo ao acordarmos, termos banhos alternados, realizamos uma prática de alimentação mais saudável e inteligente, um jeito de viver mais calmo, inteiro, Sem pressa, saboreando mais a vida, próximo ao que o movimento chamado slow food) oposto ao que o Fest food) ensina.

As Equações da Nova Era

"A Consciência possui um Tempo exato que é o seu destino para permanecer vivendo em um determinado Espaço da Terra afim de que prossiga com sua evolução", ou:.

C + T + E = Vida e a Evolução

C + T + E + Fator I = Vida, Evolução e Sabedoria

Fator I considera-se uma variável ligada ao êxtase, a transcendência e a felicidade e chamo-a de variável intensidade

Quanto mais intensa é a sua busca mais contato possui a pessoa com a dimensão menos racional e mais interessante se processa sua evolução na Terra

Esta busca de felicidade, da vivência cada vez mais intensa do fator I em uma abordagem psicológica faz com que as pessoas se arrumem mais, se transem mais, fiquem mais qualitativas, mais bonitas, tenham uma maior fluidez e crença no poder da vida, enfim um jeitão ou astral mais alto astral

EC + TC + CC= Stress e Colapso

Este espaço sendo concentrado da forma que está atualmente, em um tempo forçado e concentrado em um ritmo alucinante, está levando nosso planeta a um stress ambiental, e à um possível colapso de nossa civilização. A formula que concebemos e que melhor descreve isto é:

Esta fórmula precisa ser transformada? A variável CC simboliza em seu aspecto matemático consciência demais concentrada em um objetivo único, que em nossa atualidade corresponde ao acumular o dinheiro e os bens sofisticados de capital. TC e EC correspondem ao tempo concentrado e o espaço concentrado. O que uma cultura desta tão acelerada e concentrada pode gerar?

"Sua equação pode gerar separatividade, rompimento, agressividade, competição e excesso de energia concentrada. No plano anímico tensão, ansiedade, nervosismo, impaciência, projeção violenta, guerra, ódio, culpa, desespero. No plano energético, poluição, escassez de recursos naturais e no plano divino ou espiritual ilusão, doença mental coletiva, medo e pânico em geral "

E é o que está vindo muito forte ao mundo nos próximos anos se as políticas publicas não reverem seu papel e não se atualizarem de forma amplamente holística

Uma Humanidade em Celebração e União

A formula holística que tenho percebido que pode trazer luz a humanidade de hoje é a seguinte:

E T + CD = Evolução Divina Superior

ou seja, se cada pessoa viver sua vida em uma dimensão meditativa do aqui-agora, liberta do seu passado e pouco viajante em seu futuro, encontrará a iluminação de um mais flexível e amplo estado de Espaço-tempo (ET) e produzirá através de sua Consciência Divina uma Evolução espiritual rica em sabedoria, transcendência e amor e muito mais Consciência

* " Evolução é tal como a natureza e a educação de nossos filhos, então se faz de dentro para fora e não de fora para dentro, através da busca de uma maior harmonia com as leis e ritmos naturais."

" Esta iluminação em um Espaço-tempo do aqui-agora não é algo fácil de ser conquistada: demora anos, mas sua busca por si já é algo impressionante, que nos faz andar e compreender cada dia e cada momento como se fosse único, pleno em novidades, e nos motiva ainda a desvelar e a curar este mundo tão cheio de confusão e de mal uso de energia criativa."

" Acessar níveis e realidades mais sutis e cada vez mais plenas em sabedoria e amor é o que percebo que é o significado de nossa própria existência, e nossas paradas obrigatórias de desgaste pelos problemas que surgem são a forma de resgatar nossas más ações realizadas no tempo passado. Quanto mais adquirimos amor e sabedoria em nosso dia-a-dia, mais nos libertamos do passado e mais somos conduzidos por merecimento espiritual a possuir uma ligação intima com Deus, em um plano mais cristico ou divino, que produzirá uma forma de vida mais divina e com muito mais ampla consciência "

A Equação Vinda do Coração Divino

A Paz Salva Você

Onde Encontra-se a Paz

Salvando Você ?

Vamos Salvar Todos Juntos este Planeta

Assim encontraremos a Verdadeira Paz

Bhakti Sarvha Thum

Om Sarvhe Sarvha Thum

Hare Om Bhakti Sarvha Thum

Hare Om Bhakti Swará

Acredito que este Koan poema que recebi em meditação sirva de igual valor para todos seres humanos e signifique racionalmente que devemos levar mais a sério nossas práticas de vida. Não será possível buscar salvar-mos a cada um de nós individualmente e de maneira egoísta. Vamos precisar mudar as coisas, sermos mais solidários, mais fraternais, para salvar, curar e enaltecer e amar este berço Terra... este planeta oásis de tão lindo e formoso.

Metas Fundamentais para uma Educação Holística e Sustentável:

Reavaliar o Currículo: qualidade, seleção de temas fundamentais, atuar-se na essência e não na superfície, valorizar-se a verdade histórica dos povos ...

Horários menos estressantes: novas dinâmicas de ensino, alunos podem anotar somente o que não sabem por exemplo

O Recreio Vivo: um espaço terapêutico e inter e transdisciplinar para o aluno

Escola com Oficinas Práticas e Complementares de Ensino

Mutirões de Limpeza e de Paisagismo nas Escolas: compostagem, hortas, viveiros, atividades sociais e nas comunidades do entorno

Merenda Escolar Agroecológica: evita êxodo rural

Interdisciplinariedade e Transdisciplinariedade com a Agroecologia, Nutrição Vital, Alimentação Integral e a Medicina Holística: pesquisar seu impacto

Valores Nobres, Sagrados, Cidadania, Civismo, Estudo de Desarmamento e Policiamento Civil, Cuidado com o Trafico e Desnutrição, Novas Relações Evolutivas: um espaço na escola e na comunidade

Mutirões nas Escolas e nas Comunidades: paisagismo e melhoria estética, visando uma maior qualidade ambiental

Feiras de Troca e Economia Solidária

Conclusão Final:

O capitalismo transformou o ser humano num elemento consumidor de seu planeta, e o está intoxicando com seus resíduos, com sua ferocidade em enriquecer. Esta quantidade toda de recursos sendo absorvida e guardada em bancos, precisa ser melhor utilizada e compartilhada. Para isso é preciso uma compreensão espiritual e um respeito maior às tradições espirituais.

Nosso futuro como civilização pode não existir, se continuarmos a impor nossa arrogância e acúmulo desnecessário de tantas inutilidades. A essencialidade, a impecabilidade, a reciclagem dos recursos e da energia, a busca de um reequilíbrio com os ritmos da natureza, podem ser também valorizados e serem considerados uma nova economia mais sólida que a faraônica, que sem dúvida não se sustentará, e que não traz uma maior e mais sadia qualidade.

A educação ambiental é o elo que une tudo isso, e pode ser um elemento importante para ativar o despertar da consciência das novas gerações.

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Primavesi, Ana. Manejo Ecológico de Pastagens: em Regiões Tropicais e Subtropicais. 2a. ed. Ed. Nobel. São Paulo. 1985.
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Thun, Maria. O Trabalho na Terra e as Constelações. Cadernos Demeter no. 2. Centro Demeter. Botucatu. SP. 1986.
Vogtmann, H. Agricultura Ecológica: teoria e prática. Trad. Carla R. Volkart. Porto Alegre. Mercado Aberto. 1987.




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